Uma nova leva de chefs e cozinheiros vegetarianos está na linha de frente na criação de deliciosas refeições veganas menos prejudiciais ao planeta. Confira as principais dicas para este janeiro vegano
Tentando ser vegano neste mês de janeiro? Você não está só: a campanha, que prevê que as pessoas se tornem veganas durante todo o mês de janeiro, teve uma adesão recorde em 2023, com uma espera de mais de 600.000 pessoas em todo o mundo para assumir o desafio.
De fato, a campanha inspirou um número crescente de pessoas que optaram por uma dieta totalmente vegetariana nos últimos anos, em meio a crescentes preocupações ambientais e éticas em relação ao consumo de carne, peixe e laticínios.
A indústria de carnes e laticínios sozinha é responsável por cerca de 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com as Nações Unidas. Enquanto isso, um estudo de 2016 descobriu que as emissões relacionadas a alimentos poderiam ser reduzidas em até 70% até 2050 se todos em todo o mundo se tornassem veganos.
Felizmente, uma nova onda de chefs e cozinheiros vegetarianos está na linha de frente na criação de deliciosas refeições veganas menos prejudiciais ao planeta. Veja abaixo as principais dicas para este janeiro vegano.
“Veganize as suas receitas favoritas! Isso ajuda você a ser criativo e se divertir com os sabores que você já ama. Por exemplo, com o seu curry favorito, mantenha os mesmos temperos e base de cebola, alho, talvez gengibre, mas em vez de adicionar carne, troque por coisas como jaca, couve-flor, feijão manteiga ou batata doce. Há tantos vegetais para escolher e você pode até adicionar um substituto da carne.
“Cozinhe em grandes quantidades para economizar tempo e aliviar o estresse. Não há nada melhor do que voltar para casa depois de um longo dia de trabalho sabendo que seu jantar já está pronto – e tudo o que você precisa fazer é aquecê-lo e dar uns toques frescos e vibrantes.
“Para os seus itens diários ‘essenciais’, troque o leite de vaca por uma noz ou leite de aveia. Existem muitas manteigas veganas no supermercado ou compre um azeite extra virgem de qualidade. [Escolha] agave ou xarope de bordo em vez de mel. Tofu, tempeh, edamame, lentilhas e legumes são ótimos condimentos de proteína. Troque um iogurte lácteo por soja, caju, amêndoa ou, o meu preferido, coco. Também existem muitos pós de proteína veganos disponíveis.”
Alexis Gauthier, chef patrono do Gauthier Soho
“Eu começaria com refeições que são quase veganas de qualquer maneira. Macarrão com tomate e manjericão, ratatouille, dhal, pimenta mexicana de feijão – coisas assim. Temos a sorte de agora ter milhares de produtos para escolher. Eu experimentaria salsichas vegetarianas Linda McCartney ou talvez um Beyond Burger, pois eles foram muito refinados. Realmente, nunca houve um momento melhor para se tornar vegano.”
Anna Jones, autora de One: Pot, Pan, Planet
“Trate os vegetais como carne: muitos ficam muito melhores quando colocados na grelha, [com] um pouco de carvão e fumaça. Tempere adequadamente – adicione sal em etapas e continue provando. Enquanto isso, ervas frescas, como salsa picada ou endro, podem melhorar os pratos veganos. Lembre-se também do umami – o profundo sabor que você obtém de coisas como tomates secos e missô.”
Sophie Gordon, autora de The Whole Vegetable
“As receitas de uma panela são sempre fáceis de fazer e geralmente muito ricas em nutrientes. Dê uma olhada no que há de melhor nesta época do ano: muitos tubérculos, folhas verdes escuras e frutas cítricas. Folheie seus livros de receitas favoritos ou procure no Instagram, você encontrará muitas receitas por aí. Meus escolhidos são coisas como dhal e curries, ensopados ou massas. Comida saudável para esta época do ano e muito fácil de fazer. Não complique demais [no início], mas talvez tenha em mente uma receita que dê um pouco mais de trabalho e a faça no fim de semana.
“Alguns dos meus ingredientes favoritos são lentilhas e leguminosas secas, nozes, sementes e tahine, que serão seu novo melhor amigo. Perfeitos para molhos de salada e para adicionar profundidade aos ensopados, o fermento nutricional é uma ótima alternativa para algo com queijo e pode ser facilmente adquirido hoje em dia.”
Tomi Makanjuola, autor de Vegan Nigerian Kitchen
“Se você está se tornando vegano este mês, eu o encorajo a modificar os alimentos que você já conhece e adora. Há uma versão vegana de tudo – de pizza a curry, bolos e sopas. Coma o que você gosta e nunca ficará entediado. Esta também será uma ótima oportunidade para experimentar alimentos de diferentes culturas, pois muitos deles são naturalmente veganos. A culinária nigeriana, por exemplo, tem alguns pratos premiados, como arroz jollof, ensopado de quiabo, feijão cozido e muito mais.
“É importante se informar sobre nutrição. Coma uma variedade de frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis para garantir que você atenda às suas necessidades dietéticas e obtenha todas as vitaminas e minerais necessários. Participar do janeiro vegano sem dúvida lhe dará uma vantagem incrível, mas não tenha medo de levar as coisas devagar. Leva tempo para se ajustar a uma grande mudança de estilo de vida. Se ajudar, atenha-se a receitas simples e acessíveis, planeje com antecedência a preparação das refeições e faça um estoque de lanches veganos convenientes e saudáveis, para que você nunca fique sem saber o que comer.”