Confira a nossa seleção com livros incríveis – e que você não vai se arrepender de ler! Seja antes de dormir, nas horas de lazer, no intervalo do almoço ou no trânsito, nada como ter a companhia de um livro. De leituras engraçadas e leves às mais densas, é sobre conhecer novos mundos e experiências através das palavras.
Como por aqui, na redação da Glamour, não faltam leitoras vorazes, preparamos uma lista especial com 20 livros que você precisa conhecer! Entre autores nacionais e estrangeiros, suspenses e romances, não faltam opções para todos os gostos. Confira – e já anote os seus favoritos. Boa leitura!
Leia Mais:
1 – A Festa é Minha e Eu Choro Se Eu Quiser – Clara Drummond
A Festa é minha e Eu Choro Se Eu quiser – Clara Drummond
Divulgação
“O livro de estreia da autora de Os Coadjuvantes, A Festa É Minha e Eu Choro Se Eu Quiser é dessas leituras para refletir sobre a própria vida a cada linha. Fala sobre solidão, liberdade que mais parece prisão e, principalmente, sobre a busca pela felicidade – que, como diz a autora através da narração em 1ª pessoa do protagonista Davi, não é fácil de ser descrita. São 78 páginas para pensar por dias.”
(Nívia Passos – editora-assistente de Lifestyle)
2 – O Impulso – Ashley Audrain
O Impulso – Ashley Audrain
Divulgação
“Um pouco de drama familiar e um pouco de thriller psicológico. O Impulso, um romance sobre maternidade, faz com que você não pare de pensar sobre ele até chegar na última página!”
(Malu Pinheiro – repórter de Lifestyle)
3 – O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger
O Apanhador no Campo de Centeio- J.D. Salinger
Divulgação
” O Apanhador no Campo de Centeio é simplesmente meu livro favorito da vida! Esse clássico da literatura norte-americana se passa em um fim de semana na vida do protagonista, Holden, em suas andanças pela cidade de Nova York nos anos 50 – tudo isso refletindo sobre existir, pertencer e se descobrir conforme vamos amadurecendo.”
(Manoela Morel, designer)
4 – A troca – Beth O’leary
A troca – Beth O’leary
Divulgação
“A Troca conta a história de Leena e Eileen Cotto, avó e neta, que com 50 anos de diferença decidem trocar de lugar e vida por um tempo. Ambas estão em busca de algo e acreditam que, com essa mudança, vão conseguir encontrar o que procuram nelas mesmas.”
(Victoria Polak – editora de Arte)
5 – Não Me Deixe Esquecer – Esperanza Prado
Não Me Deixe Esquecer – Esperanza Prado
Divulgação
“Passado em uma cidade fictícia no interior de Minas Gerais, Não Me Deixe Esquecer fala sobre retornar às origens e abrir feridas que nunca foram fechadas de forma definitiva. Tudo isso com um romance de tirar o fôlego e um mistério que sempre te faz virar mais uma página.”
(Julia Ribeiro, repórter de Beleza)
6 – A Redoma de Vidro – Sylvia Plath
A Redoma de Vidro – Sylvia Plath
Divulgação
“Mistura de ficção com autobiografia, A Redoma de Vidro é o único romance da poetisa norte-americana Sylvia Plath. Citado em muitos filmes, séries e até tema de tatuagem (a frase “I am, I am, I am” de um importante trecho da história), o livro é sobre uma protagonista talentosa – Esther Greenwood – que lida com um quadro depressivo enquanto vive o sonho de sair do subúrbio de Boston para trabalhar em uma revista de moda de Nova York. ”
(Nívia Passos, editora-assistente de Lifestyle)
7 – A Pediatra – Andréa del Fuego
A Pediatra – Andréa del Fuego
Divulgação
“Em A Pediatra, a autora paulistana faz com que você ora odeie, ora ame Cecília – a protagonista pediatra que não gosta de crianças. Com um toque de humor, ela usa expressões da medicina para nomear sentimentos, e faz isso com maestria.”
(Malu Pinheiro, repórter de Lifestyle)
8 – A História Secreta – Donna Tartt
A História Secreta – Donna Tartt
Divulgação
“O primeiro romance da autora de O Pintassilgo, A História Secreta é o meu favorito dela, em particular. Aqui, acompanhamos um grupo de amigos assassinarem um dos integrantes de seu grupo. A leitura vai aos poucos nos revelando o ‘como’, ‘onde’ e ‘porquê’ , e dá vontade de devorar uma página atrás da outra.”
(Manoela Morel, designer)
9 – A Menina da Montanha – Tara Westover
A Menina da Montanha – Tara Westover
Divulgação
“A Menina da Montanha é a biografia de Tara, que nunca tinha pisado em uma escola até os 17 anos. Criada em uma família de mórmons, ela conta sua história e de seus familiares com muitos momentos marcantes – até sua saída da casa da família em busca de uma educação.”
(Victoria Polak – editora de Arte)
10 – Leitura de Verão – Emily Henry
Leitura de Verão – Emily Henry
Divulgação
“Estreia da autora no país, Leitura de Verão traz a história de dois escritores que se detestam, mas em um bloqueio criativo se desafiam a escrever o gênero um do outro. O resultado é um romance divertido e cheio de nuances. Perfeito para ler embaixo do sol.”
(Julia Ribeiro, repórter de Beleza)
11 – Em Outra Vida, Talvez? – Taylor Jenkins Reid
Em Outra Vida, Talvez? – Taylor Jenkins Reid
Divulgação
“A teoria de que cada escolha que fazemos cria um universo paralelo é o gancho de Em Outra Vida, Talvez?, um romance da sempre ótima Taylor Jenkins Reid. Aqui, a protagonista do multiverso é Hannah, que nos apresenta duas realidades completamente diferentes entre si após a simples escolha de ir embora ou permanecer em um bar. Difícil parar de ler antes de chegar na última página – e mais difícil ainda não pensar nos próprios ‘e se…’ que ficam pela vida.”
(Nívia Passos, editora-assistente de Lifestyle)
12 – A Elegância do Ouriço – Muriel Barbery
A Elegância do Ouriço – Muriel Barbery
Divulgação
“Nunca havia tido um livro que considerasse como o meu favorito, até que li A Elegância do Ouriço. Gosto de dizer que os clichês que nele acontecem fazem você pensar em quanto a vida pode ser óbvia e, ainda assim, surpreendente.”
(Malu Pinheiro, repórter de Lifestyle)
13 – Um Teto Todo Seu – Virginia Woolf
Um Teto Todo Seu- Virginia Woolf
Divulgação
“Para quem quer fugir um pouco da ficção, esse ensaio da Virginia Woolf é um ótimo jeito de conhecer uma das autoras mais importantes do último século. Um Teto Todo Seu é um texto feminista sobre o lugar da mulher na literatura, abrindo muitas reflexões com leveza e com a escrita icônica da Virginia.”
(Manoela Morel, designer)
14 – Amor(es) Verdadeiro(s) – Taylor Jenkins Reid
Amor(es) Verdadeiro(s) – Taylor Jenkins Reid
Divulgação
“Amor(es) Verdadeiro(s) mostra que é, sim, possível ter dois grandes amores na vida. Uma decisão difícil que envolve muito mais que a escolha de quem ama mais – e, sim, imprevistos do passado que impedem que o ‘felizes para sempre’ seja algo simples.”
(Victoria Polak, editora de Arte)
15 – A Vida Invisível de Addie La Rue – V.E. Schwab
A Vida Invisível de Addie La Rue – V.E. Schwab
Divulgação
“O que você faria se pudesse viver para sempre, mas ninguém se lembrasse de você? Essa é a história da francesa Addie e seus mais de trezentos anos de vida em A Vida Invisível de Addie La Rue. Até que um dia ela escuta, em alto e bom som: ‘Eu lembro de você’. É daqueles livros que apertam o coração por estarem acabando, mas que você mal pode esperar para devorar a próxima página.”
(Julia Ribeiro, repórter de Beleza)
16 – A Outra Garota Negra – Zakyia Dalila Harris
A Outra Garota Negra – Zakyia Dalila Harris
Divulgação
“Suspense e ficção científica com discussão sobre privilégios de raça e gênero – tudo em um livro só. Gosto como a tensão e o clímax aumentam a cada capítulo de A Outra Garota Negra – e, enquanto lia, pensei o tempo todo em como gostaria de ver essa história adaptada para as telas. ”
(Nívia Passos, editora-assistente de Lifestyle)
17 – Canção de Ninar – Leïla Slimani
Canção de Ninar – Leïla Slimani
Divulgação
“Se tem algo que me prende a atenção são histórias perturbadoras – e Canção de Ninar começa com a seguinte frase: ‘o bebê está morto’. Isso nem é spoiler, afinal, a sinopse já conta que a trama se dá quando uma babá assassina duas crianças. Mais do que um bom suspense, o livro deve ser lido como uma crítica social.”
(Malu Pinheiro, repórter de Lifestyle)
18 – Daisy Jones & The Six: uma história de amor e música – Taylor Jenkins Reid
Daisy Jones & The Six: uma história de amor e música – Taylor Jenkins Reid
Divulgação
“Já pensou em mergulhar de cabeça na história de uma banda de sucesso dos anos 70? Por meio de depoimentos, Taylor Jenkins Reid nos apresenta os altos e baixos da banda Daisy Jones & The Six. É tão perfeito e imersivo que você nem vai acreditar que a banda é fictícia.”
(Julia Ribeiro, repórter de Beleza)
19 – O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei
O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei
Divulgação
“O livro de estreia de Aline Bei, O Peso do Pássaro Morto, mistura prosa e poesia para nos apresentar a trajetória de uma protagonista que, dos 8 aos 52 anos de idade, foi marcada pela dor. Narrado em 1ª pessoa, ele chama atenção com a mudança de tom de voz ao longo dos capítulos para marcar a passagem dos anos.”
(Nívia Passos, editora-assistente de Lifestyle)
20 – O Filho de Mil Homens – Valter Hugo Mãe
O Filho de Mil Homens – Valter Hugo Mãe
Divulgação
“Ai, Valter. O Filho de Mil Homens foi meu primeiro contato com o escritor português (que ama o Brasil!) e me fez amar sua narrativa. Aqui, a história solitária de Crisóstomo cruza com a solitude de Camilo em uma trajetória que exalta as coisas simples da vida!”
(Malu Pinheiro, repórter de Lifestyle)
* Todos os produtos apresentados na Glamour são selecionados de forma independente por nossos editores. No entanto, quando você compra algo por meio de nossos links, podemos ser remunerados via comissão. Os preços foram verificados na publicação deste conteúdo. Preços e disponibilidade estão sujeitos à variação.