A Milano Fashion Week está se preparando para a emocionante temporada de outono-inverno de 2024/25, programada para ocorrer de 12 a 16 de janeiro de 2024. Com 22 desfiles físicos, cinco desfiles digitais, 32 apresentações, sete apresentações com hora marcada e oito eventos no calendário, os entusiastas da moda terão um total de 74 oportunidades para explorar coleções inéditas, modelos ousados e tendências inovadoras.
Nesta edição, a Fendi e a Gucci fazem um retorno aguardado ao calendário, enquanto a JW Anderson confirma sua presença na programação oficial. Destacam-se as estreias das marcas Pronounce e Stone Island, que apresentarão seus primeiros desfiles na programação oficial.
Entre as novidades, também figuram as etiquetas Domenico Orefice, Institution By Galib Gassanoff, LaTorre, Mordecai, Noskra, Rubeus Milano, Stuart Weitzman, ViaPiave33 e Woolrich Black Label by Todd Snyder, todas fazendo sua estreia na programação oficial de apresentações.
Após ausências anteriores, a C.P. Company, Church’s e Philippe Model Paris retornam ao calendário, com esta última apresentando sua nova direção criativa sob Tuomas Merikoski.
Carlo Capasa, presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI), expressou otimismo em relação ao crescimento previsto para a indústria da moda italiana, projetando um aumento de 4% no volume de negócios até o final de 2023, totalizando aproximadamente 103 bilhões de euros. O segmento de coleções masculinas representa 20% da faturação em roupas e acessórios, alcançando 11 bilhões de euros, indicando um aumento significativo de 5% em relação ao ano anterior.
A Milano Fashion Week não é apenas um palco para desfiles de moda, mas também para eventos exclusivos. A exposição “Scuola di Sartorialità”, comissariada por Luca Stoppini, será inaugurada pela Kiton e Triennale Milano em 12 de janeiro. Além disso, a Etro abrirá sua primeira boutique dedicada exclusivamente à alfaiataria masculina e ao serviço Made To Order em 14 de janeiro.
O encerramento da Milano Fashion Week será marcado pela festa “Let’s Dance at Plastic”, organizada pela CNMI em 15 de janeiro, realizada no Plastic in Milan, com a renovação da parceria com a YKK Italia.
As coleções masculinas da Milano Fashion Week estarão acessíveis através da plataforma Milanofashionweek.cameramoda.it, que incluirá uma seção dedicada aos showrooms virtuais, garantindo uma presença duradoura mesmo após o término do evento.
Os eventos da semana serão amplificados na China continental através do parceiro internacional de streaming Tencent Video, enquanto o parceiro italiano de streaming OOH, Urban Vision, transmitirá os desfiles de moda pela cidade de Milão. Graças aos Video Channel Partners, Fashion Channel e Asahi Shimbun, os entusiastas de moda no Japão e em todo o mundo poderão acompanhar o conteúdo da Fashion Week.
Por fim, vale destacar que em março de 2024, a CNMI realizará a segunda edição do “Changemakers in Luxury Fashion”, em colaboração com a plataforma de moda Zalando, proporcionando um dia de inspiração e intercâmbio em Milão com os principais expoentes do sistema de moda de luxo. A McKinsey apresentará pesquisas sobre Aspirational Luxury Consumers, contribuindo para um evento que promete moldar o futuro da moda de luxo.