Para o desfile prêt-à-porter primavera-verão 2023 da Dior, a diretora criativa Maria Grazia Chiuri desfilou em Paris looks estruturados, cobertos por rendas de Burano, ornados com espartilhos atualizados e aplicações de flores – estas inspiradas no Jardim das Tulherias, que foi encomendado por Catarina de Médici, italiana que chegou à corte francesa em 1533.
As vestes da corte são transformadas: o espartilho ganha uma forma quase geométrica que enquadra o busto. Assim, a guêpière, ora escondida, ora visível, delineia uma silhueta que lembra as saias amplas usadas na corte de Catarina de Médici. Casacos de ráfia adornados com motivos florais e de pássaros também são revisitados na coleção que homenageia a moda como uma arte de invenção.
Chamam atenção as meias e sandálias sete oitavos e recortes estratégicos que deixam à mostra o colo e costas das modelos. A paleta de cores sóbria também provoca, com looks que apostam na sensualidade com transparências. O diálogo com o presente se reflete ainda nos tecidos jeans que completam a coleção com jaqueta e calças fluidas com bordados dourados que exploram a temática floral.
+ Tendência: floral 3D renova clássico da primavera