A marca Tokyo James, do estilista britânico-nigeriano Iniye Tokyo James, é uma forte promessa da semana de moda de Milão, finalista do prêmio LVMH 2022,que desfilou uma proposta moderna para a alfaiataria. O maquiador brasileiro Marcos Costa foi o responsável pela beleza do desfile, com a tarefa de interpretar a mistura de couros, alfinetes e cintos para a beleza dos modelos.
O ponto de partida de Marcos foi encontrar um caminho alternativo às peles iluminadas com o efeito glow que dominam quase que a totalidade das belezas das fashion weeks. Foi por isso que apostou no velvet, uma pele aveludada, que tem textura entre o matte e o glow, e que exige uma preparação e técnica diferenciadas para chegar ao visual.
Durante a prova de make, Tokyo deixou claro ao maquiador que queria algo natural, foi quando a ideia de criar uma textura aveludada com equilíbrio na radiância surgiu. “Não é tão brilhante e é zero opaca, e acredito que é a nova pele do momento porque é versátil, funciona bem para todos os tipos de pele como oleosas, secas e mistas”, conta em entrevista à Caderno de Moda.
A maquiagem é leve, com uma boa dose de hidratação e com a correção aplicada com os dedos. O especialista explicou que completou a maquiagem com máscara de cílios preta, com um esfumado nos olhos muito sutil e nas bochechas e lábios um blush + lip tint: “Bem natural, com cores apagadas. Na moda e na vida esses produtos funcionais são ótimos para praticidade diária, uma pele bem hidratada, uniforme e textura de veludo, com apenas um toque de cor e pronto. Das passarelas para as ruas”.
O primeiro passo para atingir a pele velvet é a preparação, com a limpeza correta e muita hidratação. O maquiador conta que o sérum da linha Chronos da Natura foi definitivo para hidratar a pele antes de receber a base.
Na sequência, sempre em movimentos ascendentes com as mãos, ele aplica a base com leves batidinhas, o que garante o desejado resultado natural. “O legal que é o tipo de maquiagem que recebe qualquer informação em cima, você pode colocar um delineador bold ou um esfumado colorido, pois a base da maquiagem é natural”.
Ele não é contra utilizar pincéis para essa finalização, mas opta pelos dedos principalmente com as correções pelo rosto para garantir que o resultado não fique tão opaco.
Ea finalização ideal ficou por conta das sobrancelhas marcadas, mas sem dramaticidades. “Quando o modelo já tinha uma sobrancelha preta marcada, apenas penteava com máscara incolor. Em alguns casos, utilizei o castanho para um resultado mais natural”, explica o maquiador.
Marcos Costa é um dos maquiadores mais assíduos nas semanas de moda brasileiras, também já havia colaborado em alguns camarins internacionais. Mas assinar sua primeira grande temporada internacional foi um momento especial, “Acho que é uma oxigenada no cérebro, participar e levar nosso jeito, olhar para novos ares. Me senti bastante acolhido por aqui”, comemora.