Desde discursos com posições políticas imprevisíveis até pausa para ir ao banheiro mal cronometrada, confira 17 momentos da premiação norte-americana Tina Fey e Amy Poehler
Getty Images
O Globo de Ouro, e sua informalidade chique, há muito é considerado a versão mais desordenada e informal do Oscar ao longo dos anos. O evento produziu um número aparentemente interminável de discursos sinceros, momentos escandalosos e memoráveis.
Antes da cerimônia deste ano em 10 de janeiro, revisite os momentos mais chocantes do passado do Globo de Ouro, abaixo.
Saiba mais
Beyoncé faz uma elegante entrada, porém tardia
Queen Bey foi indicada para Melhor Canção Original para um Filme por seu trabalho Spirit de O Rei Leão , mas – como convém à realeza musical – ela pulou o início da cerimônia de 2020, esgueirando-se para os fundos do local apenas como Kate McKinnon estava apresentando Ellen DeGeneres para o Prêmio Carol Burnett. Embora Beyoncé não tenha vencido em sua categoria naquele ano, sua entrada sutil, mas distinta, ainda pertence ao hall da fama do Globo.
Michelle Williams defende os direitos reprodutivos
Michelle Williams
Getty Images
Não é novidade que as celebridades concentram seus discursos de premiação em questões políticas, mas quando Michelle Williams aceitou um Globo por seu papel em Fosse/Verdon em 2020, ela o fez com um discurso que ninguém poderia esquecer. “Sou grato pelo reconhecimento das escolhas que fiz e também por ter vivido em um momento em nossa sociedade em que a escolha existe. Porque, como mulheres e meninas, coisas podem acontecer com nossos corpos que não são de nossa escolha”, disse Michelle, lembrando as mulheres de “votar em seu próprio interesse. É o que os homens fazem há anos, e é por isso que o mundo se parece tanto com eles.”
Seth Meyers chama a atenção para o passado e o presente predatórios de Hollywood
“É hora de abordar o elefante que não está na sala: Harvey Weinstein”, disse Seth Meyers durante seu monólogo de abertura como anfitrião da cerimônia de premiação de 2018. “Mas não se preocupe, ele estará de volta em 20 anos, quando se tornar a primeira pessoa vaiada durante o ‘In Memoriam’.” Pouco depois, Seth assumiu Kevin Spacey, que acabara de ser substituído por Christopher Plummer em Todo o dinheiro do mundo depois que surgiram acusações de suposta má conduta sexual . “Eles vão fazer outra temporada de House of Cards. Christopher Plummer também está disponível para isso? Questionou Seth Meyers. “Espero que ele consiga fazer um sotaque sulista porque Kevin Spacey com certeza não conseguiria.” Ele também enfrentou Trump no final.
Elizabeth Taylor arrasa no palco
Não é nenhum segredo que Elizabeth Taylor gostava de se deliciar com coquetéis, e parecia que ela poderia ter feito exatamente isso em uma aparição no Globo. Em 2001, a lenda de Hollywood recebeu a tarefa de entregar o prêmio de Melhor Filme – Drama e causou confusão com sua abordagem incomum do anúncio. “O que, eu não abro isso?” ela perguntou, segurando o envelope importantíssimo. Felizmente, Dick Clark a ajudou, explicando que ela tinha que dizer quem eram os indicados primeiro.
A pausa inoportuna de Renée Zellweger para ir ao banheiro
Renée Zellweger
Getty Images
Renée Zellweger não foi encontrada em lugar nenhum depois que Hugh Grant a anunciou como a vencedora do Globo de Ouro de 2001 de Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia para a enfermeira Betty. Foi só depois que Hugh começou a aceitar a homenagem em seu nome que a atriz finalmente correu para o palco e admitiu que estava no banheiro tirando batom dos dentes quando seu nome foi chamado.
Emma Stone pede desculpas em voz alta por seu papel embranquecido em Aloha
A apresentadora Sandra Oh fez uma piada no Globo de Ouro de 2019 sobre o filme Aloha de 2015 , que escalou a atriz caucasiana Emma Stone para um papel que foi escrito para uma mulher meio havaiana e meio chinesa. A piada não foi totalmente chocante, já que o filme recebeu um alto nível de escrutínio para a escolha do elenco, que muitos viram como branqueamento; a verdadeira surpresa foi ouvir Stone gritar “Sinto muito!” de seu assento na plateia.
Brad Pitt enaltece um medicamento antidiarreico
Quando Brad Pitt ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Os Doze Macacos em 1996, ele aproveitou a oportunidade para agradecer a uma fonte de apoio um tanto heterodoxa. “Gostaria de agradecer… na verdade, aos fabricantes do Kaopectate”, disse Brad Pitt, acrescentando: “Eles prestaram um grande serviço a seus semelhantes”. Pitt explicou fora das câmeras que ele depende da medicação para curar seu estômago nervoso.
A segunda passagem de Ricky Gervais como apresentador cai por terra
Depois de apresentar o Globo em 2010, o comediante britânico estava de volta no ano seguinte. Durante seu monólogo de abertura , ele conseguiu enfrentar Johnny Depp, Angelina Jolie, Charlie Sheen e muitos outros em cerca de cinco minutos. Ainda mais chocante, Ricky Gervais foi convidado a retornar como anfitrião pela terceira vez em 2012 – e voltou ao pódio em 2020.
A opinião de Tina Fey e Amy Poehler sobre os protagonistas de Hollywood
Tina Fey e Amy Poehler deveriam dar uma aula sobre como apresentar premiações que fazem seu público rir e ao mesmo tempo zombar deles. Quem pode esquecer quando citaram George Clooney em Gravidade, nomeado para melhor filme. É a história de como George Clooney preferia flutuar no espaço e morrer a passar mais um minuto com uma mulher de sua idade. Ou essa piada de Leonardo DiCaprio (na marca de 2:34) – que é muito suja para escrever.
A piada de Bette Midler sobre o Globo de Ouro
Na verdade, é um pouco surpreendente que ninguém mais tenha feito uso do trocadilho fácil “Globo de Ouro” desde a piada de Bette Midler em 1980.
O discurso de aceitação de Jacqueline Bisset
Jacqueline Bisset pode ter ganhado seu Globo de Ouro em 2014 por seu papel na série Dancing on the Edge, mas seu melhor desempenho foi de longe seu discurso de aceitação. Um Jaqueline Bisset visivelmente emocionada fez pouco sentido ao longo, ao mesmo tempo em que soltou algumas palavras censuradas e ignorou totalmente a música cortada. Ela até deu alguns conselhos estranhos antes de deixar o palco, dizendo: “Acredito que, se você quer ter uma boa aparência, precisa perdoar todo mundo. Você tem que perdoar todo mundo – é o melhor tratamento de beleza.”
Jack Nicholson admite que está drogado com Valium
Depois de ganhar o prêmio de Melhor Ator em Filme – Drama por seu papel em About Schmidt, o sempre charmoso Nicholson disse que ficou chocado por achar que o filme era, na verdade, uma comédia. Ele então zombou de seus colegas de elenco antes de finalmente admitir que havia tomado um pouco de Valium naquela noite.
A premiação foi cancelada em 2008
Durante a greve do Writers Guild em 2008, a Hollywood Foreign Press Association foi forçada a cancelar a cerimônia de premiação depois que membros do Screen Actors Guild (também conhecido como o melhor de Hollywood) prometeram não cruzar os piquetes do lado de fora. Com a ameaça de um tapete vermelho vazio, a cerimônia de premiação foi substituída naquele ano por uma coletiva de imprensa televisionada anunciando os vencedores.
O (mais ou menos) discurso de Jodie Foster
A notoriamente privada Jodie Foster surpreendeu a todos durante seu discurso de aceitação de seu prêmio Cecil B DeMille pelo conjunto da obra em 2013 (talvez) saindo do armário. Durante seu monólogo, a atriz brincou: “Acho que estou com uma vontade repentina de dizer algo que nunca consegui expor em público… Mas só vou colocar para fora, certo? Alto e orgulhoso, certo? Então, vou precisar do seu apoio nisso. Sou solteiro.”
Os apresentadores constantemente apagados em 2016
O Globo de Ouro de 2016 foi o pesadelo de um censor. Primeiro veio o uso da palavra C por Amy Schumer enquanto brincava com Jennifer Lawrence. Em seguida, o apresentador Ricky Gervais (não exatamente conhecido por sua propriedade nessas coisas) pediu a Mel Gibson que explicasse seu discurso cheio de palavrões durante a prisão do ator em 2006 . E então, para encerrar tudo, veio Jonah Hill com F-bomb após F-bomb durante uma parte da comédia que Jane Fonda não achou nada divertida.
Tina Fey falou dos haters da Internet
Durante seu discurso de aceitação em 2009, a estrela de 30 Rock graciosamente lembrou ao público que, se você estiver em perigo de se sentir um pouco bem consigo mesmo, basta acessar a Internet.
Andra Day vence a favorita Carey Mulligan
Quem disse que uma cerimônia via Zoom não poderia trazer o drama? No Globo de Ouro de 2021, Joaquin Phoenix anunciou que a ganhadora da estatueta de Melhor Atriz em Filme – Drama não era, de fato, a favorita (Carey Mulligan, de Bela Vingança), mas a oprimida, Andra Day (protagonista de Estados Unidos vs. Billie Holiday). Sugestão engasgada por parte de seus colegas indicados Viola Davis e Vanessa Kirby, e um grito do vencedor.
Getty Images
O Globo de Ouro, e sua informalidade chique, há muito é considerado a versão mais desordenada e informal do Oscar ao longo dos anos. O evento produziu um número aparentemente interminável de discursos sinceros, momentos escandalosos e memoráveis.
Antes da cerimônia deste ano em 10 de janeiro, revisite os momentos mais chocantes do passado do Globo de Ouro, abaixo.
Saiba mais
Beyoncé faz uma elegante entrada, porém tardia
Queen Bey foi indicada para Melhor Canção Original para um Filme por seu trabalho Spirit de O Rei Leão , mas – como convém à realeza musical – ela pulou o início da cerimônia de 2020, esgueirando-se para os fundos do local apenas como Kate McKinnon estava apresentando Ellen DeGeneres para o Prêmio Carol Burnett. Embora Beyoncé não tenha vencido em sua categoria naquele ano, sua entrada sutil, mas distinta, ainda pertence ao hall da fama do Globo.
Michelle Williams defende os direitos reprodutivos
Michelle Williams
Getty Images
Não é novidade que as celebridades concentram seus discursos de premiação em questões políticas, mas quando Michelle Williams aceitou um Globo por seu papel em Fosse/Verdon em 2020, ela o fez com um discurso que ninguém poderia esquecer. “Sou grato pelo reconhecimento das escolhas que fiz e também por ter vivido em um momento em nossa sociedade em que a escolha existe. Porque, como mulheres e meninas, coisas podem acontecer com nossos corpos que não são de nossa escolha”, disse Michelle, lembrando as mulheres de “votar em seu próprio interesse. É o que os homens fazem há anos, e é por isso que o mundo se parece tanto com eles.”
Seth Meyers chama a atenção para o passado e o presente predatórios de Hollywood
“É hora de abordar o elefante que não está na sala: Harvey Weinstein”, disse Seth Meyers durante seu monólogo de abertura como anfitrião da cerimônia de premiação de 2018. “Mas não se preocupe, ele estará de volta em 20 anos, quando se tornar a primeira pessoa vaiada durante o ‘In Memoriam’.” Pouco depois, Seth assumiu Kevin Spacey, que acabara de ser substituído por Christopher Plummer em Todo o dinheiro do mundo depois que surgiram acusações de suposta má conduta sexual . “Eles vão fazer outra temporada de House of Cards. Christopher Plummer também está disponível para isso? Questionou Seth Meyers. “Espero que ele consiga fazer um sotaque sulista porque Kevin Spacey com certeza não conseguiria.” Ele também enfrentou Trump no final.
Elizabeth Taylor arrasa no palco
Não é nenhum segredo que Elizabeth Taylor gostava de se deliciar com coquetéis, e parecia que ela poderia ter feito exatamente isso em uma aparição no Globo. Em 2001, a lenda de Hollywood recebeu a tarefa de entregar o prêmio de Melhor Filme – Drama e causou confusão com sua abordagem incomum do anúncio. “O que, eu não abro isso?” ela perguntou, segurando o envelope importantíssimo. Felizmente, Dick Clark a ajudou, explicando que ela tinha que dizer quem eram os indicados primeiro.
A pausa inoportuna de Renée Zellweger para ir ao banheiro
Renée Zellweger
Getty Images
Renée Zellweger não foi encontrada em lugar nenhum depois que Hugh Grant a anunciou como a vencedora do Globo de Ouro de 2001 de Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia para a enfermeira Betty. Foi só depois que Hugh começou a aceitar a homenagem em seu nome que a atriz finalmente correu para o palco e admitiu que estava no banheiro tirando batom dos dentes quando seu nome foi chamado.
Emma Stone pede desculpas em voz alta por seu papel embranquecido em Aloha
A apresentadora Sandra Oh fez uma piada no Globo de Ouro de 2019 sobre o filme Aloha de 2015 , que escalou a atriz caucasiana Emma Stone para um papel que foi escrito para uma mulher meio havaiana e meio chinesa. A piada não foi totalmente chocante, já que o filme recebeu um alto nível de escrutínio para a escolha do elenco, que muitos viram como branqueamento; a verdadeira surpresa foi ouvir Stone gritar “Sinto muito!” de seu assento na plateia.
Brad Pitt enaltece um medicamento antidiarreico
Quando Brad Pitt ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Os Doze Macacos em 1996, ele aproveitou a oportunidade para agradecer a uma fonte de apoio um tanto heterodoxa. “Gostaria de agradecer… na verdade, aos fabricantes do Kaopectate”, disse Brad Pitt, acrescentando: “Eles prestaram um grande serviço a seus semelhantes”. Pitt explicou fora das câmeras que ele depende da medicação para curar seu estômago nervoso.
A segunda passagem de Ricky Gervais como apresentador cai por terra
Depois de apresentar o Globo em 2010, o comediante britânico estava de volta no ano seguinte. Durante seu monólogo de abertura , ele conseguiu enfrentar Johnny Depp, Angelina Jolie, Charlie Sheen e muitos outros em cerca de cinco minutos. Ainda mais chocante, Ricky Gervais foi convidado a retornar como anfitrião pela terceira vez em 2012 – e voltou ao pódio em 2020.
A opinião de Tina Fey e Amy Poehler sobre os protagonistas de Hollywood
Tina Fey e Amy Poehler deveriam dar uma aula sobre como apresentar premiações que fazem seu público rir e ao mesmo tempo zombar deles. Quem pode esquecer quando citaram George Clooney em Gravidade, nomeado para melhor filme. É a história de como George Clooney preferia flutuar no espaço e morrer a passar mais um minuto com uma mulher de sua idade. Ou essa piada de Leonardo DiCaprio (na marca de 2:34) – que é muito suja para escrever.
A piada de Bette Midler sobre o Globo de Ouro
Na verdade, é um pouco surpreendente que ninguém mais tenha feito uso do trocadilho fácil “Globo de Ouro” desde a piada de Bette Midler em 1980.
O discurso de aceitação de Jacqueline Bisset
Jacqueline Bisset pode ter ganhado seu Globo de Ouro em 2014 por seu papel na série Dancing on the Edge, mas seu melhor desempenho foi de longe seu discurso de aceitação. Um Jaqueline Bisset visivelmente emocionada fez pouco sentido ao longo, ao mesmo tempo em que soltou algumas palavras censuradas e ignorou totalmente a música cortada. Ela até deu alguns conselhos estranhos antes de deixar o palco, dizendo: “Acredito que, se você quer ter uma boa aparência, precisa perdoar todo mundo. Você tem que perdoar todo mundo – é o melhor tratamento de beleza.”
Jack Nicholson admite que está drogado com Valium
Depois de ganhar o prêmio de Melhor Ator em Filme – Drama por seu papel em About Schmidt, o sempre charmoso Nicholson disse que ficou chocado por achar que o filme era, na verdade, uma comédia. Ele então zombou de seus colegas de elenco antes de finalmente admitir que havia tomado um pouco de Valium naquela noite.
A premiação foi cancelada em 2008
Durante a greve do Writers Guild em 2008, a Hollywood Foreign Press Association foi forçada a cancelar a cerimônia de premiação depois que membros do Screen Actors Guild (também conhecido como o melhor de Hollywood) prometeram não cruzar os piquetes do lado de fora. Com a ameaça de um tapete vermelho vazio, a cerimônia de premiação foi substituída naquele ano por uma coletiva de imprensa televisionada anunciando os vencedores.
O (mais ou menos) discurso de Jodie Foster
A notoriamente privada Jodie Foster surpreendeu a todos durante seu discurso de aceitação de seu prêmio Cecil B DeMille pelo conjunto da obra em 2013 (talvez) saindo do armário. Durante seu monólogo, a atriz brincou: “Acho que estou com uma vontade repentina de dizer algo que nunca consegui expor em público… Mas só vou colocar para fora, certo? Alto e orgulhoso, certo? Então, vou precisar do seu apoio nisso. Sou solteiro.”
Os apresentadores constantemente apagados em 2016
O Globo de Ouro de 2016 foi o pesadelo de um censor. Primeiro veio o uso da palavra C por Amy Schumer enquanto brincava com Jennifer Lawrence. Em seguida, o apresentador Ricky Gervais (não exatamente conhecido por sua propriedade nessas coisas) pediu a Mel Gibson que explicasse seu discurso cheio de palavrões durante a prisão do ator em 2006 . E então, para encerrar tudo, veio Jonah Hill com F-bomb após F-bomb durante uma parte da comédia que Jane Fonda não achou nada divertida.
Tina Fey falou dos haters da Internet
Durante seu discurso de aceitação em 2009, a estrela de 30 Rock graciosamente lembrou ao público que, se você estiver em perigo de se sentir um pouco bem consigo mesmo, basta acessar a Internet.
Andra Day vence a favorita Carey Mulligan
Quem disse que uma cerimônia via Zoom não poderia trazer o drama? No Globo de Ouro de 2021, Joaquin Phoenix anunciou que a ganhadora da estatueta de Melhor Atriz em Filme – Drama não era, de fato, a favorita (Carey Mulligan, de Bela Vingança), mas a oprimida, Andra Day (protagonista de Estados Unidos vs. Billie Holiday). Sugestão engasgada por parte de seus colegas indicados Viola Davis e Vanessa Kirby, e um grito do vencedor.