Divulgação
“Por aqui, a gente tem a mania de fazer as coisas um pouco antes que todo mundo, sabe?” Entre risos, é assim que Ana Isabel de Carvalho Pinto, cofundadora do Shop2Gether, explica o pioneirismo da empresa. Atualmente integrante do Icomm Group (que engloba, ainda, o OQVestir), o e-commerce celebra sua primeira década este ano mirando um olhar afetuoso ao passado, e confiante no que está por vir. Com um projeto de sustentabilidade junto à ONG Gerando Falcões, uma curadoria afiada que está atenta até ao metaverso e a parceria recente com a gigante de beleza Sephora, que ganhou um espaço exclusivo em seu site, o e-shop está desbravando novos territórios.
Ana Isabel de Carvalho Pinto, cofundadora do Shop2gether
Divulgação
Em entrevista à Gla, Ana Isabel, que é responsável pelo planejamento estratégico e pelas decisões de moda do Shop2gether, se aprofunda no quão valioso é ter criado o primeiro e-commerce de moda do país.
Sustentabilidade de fora para dentro
Não dá para deixar de lado a necessidade de pensar na responsabilidade socioambiental, não é? Esse é um dos requisitos na hora de selecionar marcas para o portfólio. “Estou falando, na verdade, de qualidade como critério, porque a gente acredita que as escolhas precisam ser mais conscientes, e, quanto mais qualidade tiver um produto, menores as chances de ele ser descartado”, ilustra Ana Isabel.
Para além do filtro, outro alinhamento com a consciência surgiu este ano, com a associação à ONG Gerando Falcões: para o projeto bazar-escola da instituição, que revende peças doadas com preços até 70% menores que os do mercado e cujo lucro é revertido para programas em favelas e periferias, o S2G convida os consumidores a doarem peças nas caixas em que recebem suas entregas. De lá, fazem a logística reversa para a doação, num incentivo à economia circular. A consultora de moda do Shop2gether Costanza Pascolato é embaixadora da ação, e contribui com peças de seu acervo periodicamente.
Divulgação
De antenas ligadas
Costanza é também um dos nomes ligados ao projeto Novos Designers, que reúne um seleto grupo de artistas estreantes. “O projeto Novos Designers surgiu em 2017. Começou com a percepção de que nossas clientes estavam buscando produtos mais exclusivos, criativos e artesanais. Fiz um piloto com marcas especiais, que trabalhavam em pequena escala. Estou falando de nomes como Lane Marinho e Betina de Luca, mulheres criativas que colocam tudo naqueles produtos”, conta Ana Isabel. A cada edição, ela define um tema e não só produz uma aba do site dedicada aos profissionais escolhidos, como cria uma série de conteúdos que apresentam cada selecionado.
Nesse sentido, Ana enxerga no Shop2gether uma função quase educativa. “Hoje, a valorização dos negócios nacionais faz parte do cotidiano das pessoas. Com a pandemia, o consumidor de moda olha com mais atenção e cuidado para marcas nacionais. Antes eu me perguntava se valia a pena continuar com os Novos Designers, porque te digo que isso surgiu mais como uma ideologia e propósito meu do que propriamente um resultado comercial. Hoje consigo balancear ideologia e consumo, o que é uma grande realização”, declara.
Divulgação
O balanço com a rentabilidade, claro, é um norte importante. Por isso, quem navega pelo site encontra cerca de 400 marcas, das consagradas Alexandre Birman, Bo.Bô, Mixed, Paula Raia, Cris Barros, A.Niemeyer e Le Lis Blanc àquelas que compõem essa nova safra de tesouros do design nacional. Foi em uma edição dos Novos Designers que o Shop2gether comercializou peças de Lucas Leão pensadas para o ambiente virtual. “Nossa ideia com o projeto é mostrar ao cliente o que ele vai querer consumir num futuro próximo. Com o Lucas, estávamos sinalizando que esse era o novo rumo da moda. É também um papel de democratizar a moda, a informação, as novas tecnologias”, opina Ana Isabel.
A atenção aos novos contornos da moda pode ser vista, ainda, com o (2)Collab, que Ana Isabel define como uma incubadora de talentos: “Damos às marcas uma chance de usufruírem do nosso ambiente, nossos clientes, nosso tráfego, portfólio e assim por diante.” São mais de 50 etiquetas autorais, todas pinçadas com os critérios de originalidade, qualidade e comprometimento que guiam o e-commerce.
Divulgação
Essência avant-garde
“O vanguardismo está no DNA do Shop2gether”, crava Ana Isabel. Desde a sua fundação, o espaço on-line trouxe um modelo inovador para o varejo, que hoje é quase um pré-requisito para comércios de todos os setores. A essência digital da empresa, no entanto, não a separa do pilar físico. “Apesar de termos um canal de comercialização virtual, somos 360º nos pontos de contato com o cliente. A gente trabalha de uma forma completa, que vai além do momento da compra no celular ou computador, e fazemos isso com a experiência da compra, a presença nas mídias sociais, as campanhas e por aí vai”, indica. “Isso é complementar, porque o nosso core é possibilitar que o cliente de São Paulo faça uma compra hoje e possa receber em quatro ou cinco horas um produto que estava em Extrema, Minas Gerais [onde fica o centro de distribuição do grupo]”, destaca Ana Isabel.
O serviço e a rapidez são dois ingredientes importantes para entender como a pandemia catalisou o crescimento do e-commerce. “A pandemia provocou a falta de matéria-prima: não tinha produto suficiente para oferecer e o crescimento ficou restrito. Ao mesmo tempo, houve um boom de novos clientes, e a gente quis participar mais da vida deles. Por isso, expandimos nossa categoria de casa, com itens que faziam sentido naquele momento em que as pessoas não saiam”, contextualiza a profissional.
Vem dessa mesma raiz a escolha de adentrar o segmento de beauté com a Sephora. “Nosso cliente quer investir no cuidado pessoal, e a associação com a Sephora aconteceu porque é um negócio que também prioriza o serviço e a experiência do cliente. Queríamos oferecer a mesma qualidade que temos na moda também na beleza, e a Sephora tem tempo e know-how de mercado para isso.”
Novos capítulos
O time de talentos da vez dos Novos Designers
Divulgação
Pronto para celebrar o marco dos dez anos, o Shop2gether convidou quem esteve ao seu lado durante toda a trajetória — marcas como A. Niemeyer, Adriana Degreas, Cris Barros e Neriage escolheram e desenvolveram peças especialmente para o aniversário e, no dia 9 de agosto, influenciadoras como Camila Coutinho, Thai de Melo Bufrem e Luanda Vieira vão usar as criações em uma apresentação exclusiva.
Em sintonia com sua essência de reconhecer e impulsionar novos profissionais, o S2G lança a nona edição do projeto Novos Designers, desta vez apenas com mulheres: as etiquetas da vez são Kor, Le Bain, Le Borô, Minu Lab, Nathalie Edenburg, Niini e Liga Transforma, a última responsável por uma coleção-cápsula desenvolvida a partir dos resíduos têxteis provenientes da produção das demais etiquetas, e que mira corpos plurais. Tudo será apresentado em um evento para convidados que celebra os dez anos de S2G.