A moda perde uma de suas lendas: morreu aos 84 anos, em um hospital em Tóquio, o estilista Issey Miyake.
Um dos primeiros designers orientais a desfilar em Paris, ele integrou o grupo dos japonistas que revolucionou a moda nos anos 80 na capital francesa com suas silhuetas desconstruídas, que incluía Rei Kawabuko e Yohji Yamamoto.
Após passagem pela Guy Laroche e Givenchy, Miyake fundou sua marca homônima em 1970 e fez história com seus plissados.
De acordo com comunicado do grupo, a causa da morte foi em decorrência de um câncer e não haverá funeral, por desejo do estilista. Ainda segundo o comunicado, ele estava “cercado por amigos e associados próximos” no momento de sua morte.
Miyake fundou seu estúdio em 1970 e o tornou sinônimo de designs coloridos, práticos e inovadores. Ele também lançou uma série de fragrâncias populares e inovadoras, encabeçadas por seu icônico perfume feminino L’Eau d’Issey.
Em um comunicado, o Miyake Design Studio e o Issey Miyake Group disseram: “Nunca abraçando tendências, o espírito dinâmico de Miyake foi impulsionado por uma curiosidade implacável e desejo de transmitir alegria por meio do design. Sempre um pioneiro, Miyake abraçou o artesanato tradicional, mas também olhou para a próxima solução: a mais nova tecnologia impulsionada pela pesquisa e desenvolvimento. Ele nunca se afastou de seu amor, do processo de fazer as coisas. Ele continuou a trabalhar com suas equipes, criando novos designs e supervisionando todas as coleções sob as várias marcas Issey Miyake. Seu espírito de alegria, empoderamento e beleza será continuado pelas próximas gerações”.