Imax TreeNo cenário internacional das marcas de luxo, coleções resort ou cruise traziam, originalmente, roupas e acessórios para viagens e férias de verão. Agora um jargão fashion, resort tornou-se o nome da pré-coleção lançada logo depois das liquidações de outono/inverno – e antes que os novos modelos da primavera/verão seguinte cheguem às lojas.
Sem o sentido comercial de restringir o resort a itens sazonais, as grifes hoje propõem peças que valem para o ano todo, independentemente da estação, em sintonia com o atual desejo por um estilo meio seasonless. Assim, é sempre mais provável encontrar roupas resort nas lojas ou plataformas digitais do que as peças-show das apresentações espetaculares de outras coleções.
Na recente temporada europeia, por exemplo, as fashion weeks do verão 2023 confirmaram que os desfiles estão se transformando em eventos de cultura pop, que se aproximam cada vez mais do mundo do entretenimento, em que megacelebridades protagonizam a comunicação praticamente em todas as mídias, deixando a moda quase em segundo plano.
O show da Valentino, conforme observou Tiziana Cardini para a Caderno de Moda Runway, foi um dos campeões de audiência, com cena tão badalada que às vezes ofuscava a beleza das roupas propostas pelo diretor criativo, Pierpaolo Piccioli. Sobre a distinção entre as criações, o designer disse que os desfiles atualmente solidificam a “narrativa” em torno dos valores e da identidade da marca. Quanto mais espetacular, mais divulgado.
Desfilada dez dias depois do show de verão 2023 – apesar de ter sido concebida antes –, a coleção resort, por sua vez, é, afirma Piccioli, o momento em que a moda fala a sua própria linguagem, sem storytelling, para mostrar o trabalho de construção, corte, silhueta e cor.
Piccioli, que vem testando um minimalismo ultrafeminino em suas criações como forma de realçar a individualidade, criou, para o resort, linhas puras, volumes discretos, decorações mais sóbrias, nas quais a fluidez é utilizada como elemento que acrescenta sensualidade à pureza do design.
Apesar de manter a maioria das silhuetas esguias e curtas, ele brinca com contrastes de dinâmica maximalista como em um vestido “simples”, feito com fabulosa renda macramê preta, combinado com botas-legging de cano alto de material idêntico.
O mesmo método “minimal/maximal” aparece no uso da estampa toile iconographe da cabeça aos pés, no clássico trench coat oversized inteiramente coberto de paetês dourados, numa longa chemise branca incrustada de renda e no uso – para peças quase informais para o dia a dia – das combinações de cores que renderam glórias a Piccioli na alta-costura.
Identificado por ele como “bourgeois/punk”, o estilo do resort 2023 da Valentino mantém a versatilidade e a atemporalidade que sintetiza e potencializa todas as melhores qualidades de uma roupa de luxo mais usável, fazendo uma bem-vinda interpretação da mulher de hoje.