Uma das principais emissoras de Hong Kong transmitiu um programa de TV com personagens em blackface – se refere à prática teatral de atores que se coloriam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada.
- Escola dos EUA fecha após acusação de blackface em ‘Mês da História Negra’
- Principal emissora italiana bane prática de blackface
- Universitários fazem blackface em trote e geram revolta
Em um episódio da comédia Come Home Love: Lo and Behold que foi ao ar na última segunda-feira (24), uma cena mostrou um serviço fúnebre que imitava os carregadores de caixão de Gana que viralizaram nas redes sociais há alguns anos. Na cena, observa-se que os atores da TVB – a maior emissora de TV gratuita de Hong Kong – estavam com seus rostos pintados de preto.
De acordo com publicação do NY Post, o canal informou os personagens “usaram maquiagem especial” para um “enredo dramático” e que seus “rostos ficaram sujos pelo gás de escape de um veículo”. “Nunca foi nossa intenção mostrar desrespeito ou discriminar qualquer pessoa”, disse a emissora em um comunicado à imprensa local. A TVB também não explicou o motivo dessa inspiração.
Os carregadores de caixão dançantes do país africano, se tornaram virais em 2020 em meio a pandemia da Covid-19.
Esta não é a primeira vez que este canal se envolve em uma polêmica como essa. Em abril, a TVB transmitiu uma série em que atores escureceram a pele para retratar pessoas das Filipinas. O episódio causou indignação, principalmente na grande comunidade filipina da cidade. Na ocasião, chegaram a se desculpar.
+ Notícias: Facebook anuncia que vai banir imagens de pessoas fazendo blackface na rede