Launchmetrics Spotlight
Tendo como referência a Divina Comédia e o Inferno de Dante (com direito a três looks para cada um dos nove ciclos do inferno), Daniel Roseberry traz a dúvida e o medo como pontos centrais da coleção apresentada hoje pela Schiaparelli.
Schiaparelli
Launchmetrics Spotlight
“Esta coleção é minha homenagem à dúvida. A dúvida da criação e a dúvida da intenção. Os impulsos gêmeos, às vezes contraditórios, de agradar o público e impressionar a si mesmo”, escreveu ele, que falou sobre se afastar de técnicas com as quais já se sente confortável e experimentar o novo – Elsa Schiaparelli mesmo nunca teve medo de ousar.
Os códigos que consagram Daniel como um dos maiores estilistas de alta-costura da atualidade seguem por lá, a começar pelos looks “simples e extraordinários”, compostos por imagens finais limpas, mas conquistadas por silhuetas de construção extremamente complexa e elaborada. Com suas criações arrojadas e audaciosas, Daniel passa longe do imaginário popular da couture (leia-se bordados delicados, metros infinitos de seda, algo que pareça saído de conto de fadas) e se propõe a encará-la como um laboratório de técnicas e ideias, repensando o papel do segmento nos dias de hoje.
Em sua tentativa de quebrar limites, o surrealismo assinatura da casa que ele vinha trabalhando através de bijoux fantásticas é substituído pela recriação de cabeças de um leopardo, um leão e um lobo em espuma, resina e pele fake, em clima de taxidermia. Os três animais, que estavam na porta do inferno quando Dante encontrou Virgílio, protagonizaram looks vestidos pelas modelos Shalom Harlow, Irina Shayk e Naomi Campbell – e por Kylie Jenner na primeira fila. Mesmo que fake e contextualizados como uma homenagem à bravura de Elsa (que viveu tempos difíceis nos Estados Unidos no início de sua carreira, quando o marido abandonou ela e a filha pequena com poliomielite; o “inferno” que Elsa relembra em sua autobiografia como um período de fome e com seu bebê dormindo em uma caixa), os looks (que optamos por não mostrar no vídeo acima) causam mal estar na passarela por invocarem crueldade animal.