De longe, a maior notícia na internet esta semana é o algoritmo do Instagram nos forçando a assistir reels no estilo TikTok como piratas em uma prancha, causando estragos nos nossos níveis baratos de dopamina. Corta para nós lamentando quando o número de curtidas em nossa última postagem cai e lamentando os reels de estranhos sendo promovidos em nossos feeds. Até Kylie Jenner republicou aquele pequeno e irritante bloco de imagens “Make Instagram Instagram Again” (Faça do Instagram o Instagram novamente, tradução livre) – mas, considerando que o retorno dela de 2016 no Snapchat fez o valor dele despencar U$ 1,3 bilhão, podemos muito bem ver o serviço normal retomar no Insta a qualquer momento.
Se as coisas não voltarem rapidamente ao normal, talvez… foda-se? Eu sei que você se importa com a plataforma de compartilhamento, e eu amo o grande e barulhento caldeirão de gente exibida que é o Instagram também: eu amo a sinalização de virtude, eu amo o regozijo, eu meio que amo a dismorfia assustadora toda vez que confiro as fotos das férias de alguém, adoro ir a um restaurante no exterior e usar as fotos marcadas dele como meu menu. Se suas postagens serão vistas apenas por pessoas que já conhecem e gostam de você, não vejo o problema. Talvez aumentar seus seguidores não seja a única métrica de uma boa vida? Talvez este seja o momento em que finalmente vejamos o Instagram pelo o que ele é – puramente digital – e nos aventuremos longe de nossas telas e voltemos à vida real, de volta ao mundo real com nossos amigos reais. (Provavelmente não, se formos honestos.)
Uma pessoa que nos manteve online esta semana, no entanto, é Ben Affleck, o personagem principal da franquia de memes Sad Affleck. Hollywood não vale quase nada com os atraentes, todos embalados como sardinhas em 30 milhas quadradas de Tinseltown – e Ben não é exceção. Mas enquanto Ben é atraente, é realmente sua carranca semipermanente que nos mantém vidrados. De fato, a discrepância entre sua gostosura e seu estado emocional carrancudo é inacreditável. Nunca um rosto tão esculpido e comercialmente bonito apareceu tão desesperadamente desamparado nas fotos dos paparazzi – a pura simetria de suas características faciais, profetizadas pelo próprio Deus, aparentemente congeladas em uma tragédia exasperada.
O homem fica perpetuamente à beira das lágrimas, e ainda assim isso nunca parece manchar sua beleza. Acho que tudo começou com a careta Curb Your Enthusiasm (Segura a Onda) de olhos fechados em um suéter azul em 2016. (Você sabe qual.) Todos nós sabemos onde estávamos quando vimos pela primeira vez a arte em suas costas, o menino com uma tatuagem de dragão olhando melancolicamente para o mar. Nós o vimos se dissociando em uma coletiva de imprensa e assistimos enquanto ele se deliciava com o seu pedido de Donuts em sua própria porta. Ele foi pego fumando tristemente em vários locais ao ar livre e interiores de carros, uma vez até exalando casualmente um gole de Marlboro Light através de uma máscara de COVID. Ele está casado com J.Lo há poucas semanas, e já o vimos cochilando no convés do barco de lua de mel, a boca aberta como um buraco de rosquinha.
Claro, Affleck tem suas razões únicas para colocar tudo para fora, para viver sua verdade da maneira mais crua possível. Com a impetuosidade de lado, ele absolutamente passou por maus bocados nos últimos anos, enfrentando vício, reabilitação e até um divórcio muito divulgado. Seu reencontro com Jen parece tão certo e tão merecido, mas colocar a realidade da autenticidade de seu rosto também é revigorante – especialmente em um momento em que tantas celebridades se sentem polidas e brilhantes a ponto de enganar. (É benigno, mas não é real.) É uma espécie de algo dissidente, brilhantemente descuidado, vê-lo realmente sentindo.
Os memes surgem sozinhos. É uma espécie de desistência que tipifica as expressões de Affleck – não tanto um rosto rabugento contorcido, mas um espaço gentil e vazio, um cartão de loteria riscado sem prêmio. É a encarnação física da crise existencial que todos nós sentimos ao enfrentarmos a imbecilidade da vida moderna. Nós reviramos os olhos, fazemos cara feia, fazemos careta, mas normalmente isso acontece quando ninguém está olhando ou fica perdido em selfies excluídas quando não sorrimos. Affleck continua sendo pego. Afaste-se do artifício do Instagram e o semblante de Ben parecerá um pouco familiar demais – olhe mais de perto e você poderá até ver seu próprio reflexo.