@vanessagiacomo
No ar em Travessia, nova novela da TV Globo, Vanessa Giácomo já interpretou inúmeros papéis – de vilã a mocinha – desde que estreou no remake de Cabocla em 2004, aos 21 anos. Hoje, aos 39, além de atriz de sucesso, ela é roteirista, empresária, mãe de três crianças com idades entre 7 e 14 anos e referência de estilo e autoestima. Em conversa exclusiva com a Caderno de Moda, Vanessa falou sobre sua relação com o universo da beleza, envelhecer sob os holofotes, procedimentos estéticos, maternidade e como é dar vida à Leonor, sua personagem da vez em horário nobre.
Quando o assunto é rotina de beleza, Vanessa se diz prática no dia a dia, mas confessa que gosta de investir em produções elaboradas para grandes eventos: “Eu trabalho com a minha imagem e acho difícil não ter esse cuidado diário com a minha aparência. Eu me considero uma pessoa vaidosa, mas não excessivamente”. Ela conta que não abre mão do skincare diário e, principalmente, do protetor solar. “Eu sempre retiro totalmente a maquiagem, lavo o rosto antes de dormir e hidrato a pele”, complementa. Apesar de carregar um nécessaire recheado de produtos de beleza, nos dias que demandam pouca produção, ela aplica apenas corretivo, blush e rímel. “Esses três produtos dão uma aparência renovada”. Um segredo curioso de beleza da atriz? Ela usa Vick Vaporub em pomada nos lábios quando quer salvá-los do ressecamento.
Recentemente, a atriz surpreendeu os fãs ao adotar um corte de cabelo supercurto para interpretar Leonor em Travessia. O hairstylist Neandro Ferreira transformou seu long bob em um pixie. “Foi a primeira vez que eu me vi com um corte tão curto e enxerguei uma outra pessoa, eu não imaginei que mudaria tão radicalmente. É um corte que traz modernidade e atitude, adorei porque é muito prático”. O visual é tão funcional que Vanessa apenas lava os fios e deixa que sequem naturalmente. “Eu nem preciso finalizar, só uso uma pomada modeladora quando tenho evento”. Questionada sobre a sua opinião em relação aos procedimentos estéticos, Vanessa revela que é adepta de lasers faciais há três anos. “Eu adoro o resultado porque fica mais natural”. Ela também faz aplicação de Botox na área do maxilar para relaxar os músculos da região devido ao bruxismo que causa rigidez no local.
Initial plugin text
Autoestima, autocuidado e envelhecimento
Quando se trata de bem-estar, a alimentação saudável (sem restrições radicais) e a ingestão de muita água fazem parte da rotina de cuidados com a saúde e o corpo seguida pela atriz. Além disso, ela complementa também com a prática de exercícios físicos três vezes por semana, acompanhada de um personal trainer. Para manter a saúde mental, Vanessa se apoia na autoaceitação e autoestima. “Eu tenho uma boa autoestima e acho que a perfeição é inalcançável, ninguém agrada todo mundo 24 horas por dia. A questão é se conhecer e saber quem você é, saber que vão surgir manchas no rosto, pés de galinha, e que está tudo bem, isso é natural”.
Com quase 20 anos de trabalho em frente as telas, ela revela que sente a pressão para parecer jovem, que é ainda pior para as mulheres, mas que tenta encarar essa questão de maneira natural, com leveza e sem se preocupar com as críticas. “Algumas pessoas têm o vício de achar que quem está na TV não pode envelhecer nunca. Estou com quase 40 anos e a minha pele vai mudar, temos que nos amar independente do que os outros vão achar. Eu tenho uma aceitação boa com a idade, isso não significa que eu não me cuido. Eu quero envelhecer bem, com saúde e consciência da minha idade. Autoestima tem mais a ver com se conhecer e não depender do aval de ninguém.”
Vanessa Giácomo
@vanessagiacomo
Maternidade e trabalho
Vanessa foi mãe de seu primeiro filho aos 25 anos e revela que a maternidade foi um divisor de águas na sua vida. Hoje, a atriz é mãe de Raul, de 14 anos, Moisés, de 12, e Maria, de 7 anos. “Eu era bem jovem, estava começando a minha carreira e a maternidade mudou minha vida, especialmente porque tive que deixar de fazer muitas coisas para passar tempo com eles, mas não me arrependo”. Para conciliar a vida de atriz e gravações, ela contou com ajuda de uma rede de apoio: “Eu tenho pessoas de confiança ao meu lado e, sem esse suporte, eu não teria conseguido trabalhar com os horários loucos. Eu sou apaixonada pelos meus filhos e amo ter tempo com eles”.
Vanessa está no ar na novela Travessia, na TV Globo, dando vida à Leonor. Sua personagem sofreu uma desilusão amorosa após ser deixada pelo noivo e passou anos sofrendo por conta do fim do relacionamento. Quando perguntada se sente alguma identificação com a história da personagem, Vanessa revela que prefere não remoer sentimentos ruins. “Eu sou muito prática na minha vida pessoal e não tenho essa coisa de ficar me martirizando e guardando rancor pelas pessoas”. Ela revela que ama desafios na profissão e fazer um personagem muito diferente de sua personalidade é prazeroso. “Às vezes eu pego as falas da Leonor e penso ‘essa não sou eu’, e isso é demais porque eu não gosto de fazer personagens muito parecidas comigo, eu gosto de me distanciar e estudar a personagem”.