O envelhecimento da pele é um processo natural do organismo. Porém, como em toda mudança, afeta algumas funções do tecido epitelial, provocando alterações nas características da derme. Por esse motivo, é importante atualizar a rotina de skincare com ativos que equilibrem esse cenário.
“A pele madura apresenta uma série de sinais que vão se tornando mais evidentes com o passar do tempo. Em geral, passa a ser mais fina e seca, além de apresentar flacidez, rugas finas e perda de brilho”, enumera a dermatologista Maria Clara.
Uma de suas principais características é o ressecamento. “É muito frequente que uma pele madura seja seca. Se houver um período de oleosidade, será passageiro, por conta do desequilíbrio hormonal desse tipo de tecido. Então, quem já percebia essa região seca, vai notá-la ainda mais ressecada e quem tinha a pele oleosa pode vir a se tornar um indivíduo de pele seca”, conta.
Não existe uma idade específica para que a pele seja considerada madura. Geralmente, ela passa a apresentar esses sinais durante o período pós-menopausa, mas a intensidade varia de acordo com a genética, variações de alimentação e questões hormonais, explica a médica.
“A menopausa influencia muito no envelhecimento da pele, porque representa uma mudança drástica dos hormônios femininos. É nesse período que há a redução do estrogênio, hormônio que está relacionado com a capacidade de equilíbrio da oleosidade da pele e do estresse oxidativo. Além disso, existe um aumento da progesterona, por isso muitas pessoas têm aumento dos pelos no rosto e picos de acne”, diz a dermatologista.
Para adequar a rotina de cuidados a todas essas mudanças, é preciso atualizar o skincare. A hidratação é um dos passos essenciais, seguida da proteção solar, indica Maria Clara. “Com a pele mais sensível, é importante fortalecer a proteção. Esse combo de hidratante e filtro solar garante que a barreira cutânea fique mais resistente. Além disso, barrar os raios UV é primordial para evitar o câncer de pele, que é uma doença mais incidente em pessoas com idade mais avançada”, afirma.
Para complementar a rotina, existem vários ativos que ajudam a rotina. A vitamina C, por exemplo, é um antioxidante que pode ser inserida na rotina de cuidados, já que ajuda no controle do colágeno e das manchas e melhora o viço da pele.
“Se a pele estiver bem hidratada, o retinol é um ativo interessante para ser usado, porque melhora a textura da epiderme, a camada mais externa da pele, melhorando o brilho da e suavizando as ruguinhas mais finas”, orienta.
Além disso, o ácido hialurônico é muito bem-vindo, principalmente por sua ação hidratante, mas também pelo efeito preenchedor, que diminui as rugas. “O ácido glicólico e a niacinamida, dependendo das concentrações, podem atuar como preventivos no controle de manchas e uniformizadores da pele”, destaca Maria Clara.