Um escândalo tomou conta do noticiário canadense na semana passada quando a jornalista Lisa LaFlamme, um dos nomes mais conhecidos do país havia sido desligada do canal Bell Media.
A notícia teve uma repercussão significativa – e negativa – quando vieram à tona alegações de que o fator que motivou a demissão foi sua decisão de parar de pintar o cabelo de loiro durante a pandemia. “Aos 58 anos, eu ainda achava que teria muito mais tempo para contar mais histórias que impactam nossas vidas diárias”, disse LaFlamme.
As alegações provocaram raiva e descrença, colocando em cheque uma das maiores organizações de mídia do país e destacando as rígidas expectativas enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.
Em um comunicado, o presidente e CEO da Bell Media, Mirko Bibic, disse que a cor do cabelo de LaFlamme não teve nada a ver com a decisão de sua demissão e que a empresa estaria, na verdade, implementando uma revisão de seu quadro de funcionários.
Lisa, por sua vez, revelou que em junho havia sido informada que seu contrato estava terminando, levando sua carreira na rede para um fim repentino.
Lisa La Flamme trabalhou como repórter do CTV National News, do canal Bell Media, por mais de 30 anos – os últimos 11 como âncora. Em um vídeo postado no Twitter no último dia 15, a jornalista conta que ficou surpresa com a decisão e que era “esmagador deixar a CTV de contra sua vontade”.
Para mostrar seu apoio à apresentadora, a rede de lanchonetes Wendy ‘s resolveu agir. Desde o incidente, a marca trocou o tradicional tom vermelho das tranças de sua mascote por um tom acinzentado.
Mas a Wendy’s não é a única marca no Canadá a mostrar seu apoio à LaFlamme.
Embora a ex-âncora não tenha sido especificamente mencionada, a Dove local lançou uma campanha na semana passada, Keep Grey (Fique Cinza, em tradução livre), pedindo a seus seguidores que transformassem suas fotos de perfil em cinza e doou US$ 100 mil para uma organização que defende locais de trabalho inclusivos para mulheres.
No Twitter, a revista Sports Illustrated Swimsuit retweetou sua capa da edição de maio deste ano com Maye Musk, mãe do magnata Elon Musk, que também tem cabelos grisalhos, com o comentário: “Estamos ficando grisalhos com @Dove em apoio às mulheres que envelhecem com confiança em seus próprios termos.”