A ansiedade pelo Oscar 2023 chegou e nós vamos dividir com você tudo o que já sabemos sa premiação, que chega à sua 95ª edição no próximo ano e vai homenagear os melhores atores, técnicos e filmes de 2022.
Em maio deste ano, a Academia anunciou que não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming, como tinha acontecido nas edições anteriores devido à pandemia e ao fechamento das salas de cinema. Mas, apesar da volta da exigência de lançamentos nos cinemas, a Academia também afirmou que os filmes não precisam mais ser lançados especificamente em Nova York ou Los Angeles concorrerem ao Oscar 2023. Os filmes podem também ser exibidos em Atlanta, Bay Area, Chicago ou Miami e, ainda assim, serem elegíveis.
Entre outras mudanças anunciadas pela Academia, está a de que o Oscar de “Melhor Documentário” e “Melhor Documentário em curta-metragem” foram renomeados para “Documentário em longa-metragem” e “Documentário em curta-metragem”, respectivamente.
O Oscar de 2023 deve ser transmitido ao vivo, do Dolby Theatre, que fica no Ovation Hollywood, em Los Angeles, na Califórnia. A 95ª edição acontece em 12 de março de 2023, mas antes disso, em 24 de janeiro de 2023, serão revelados os indicados ao prêmio.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou recentemente a lista anual com os nomes que foram convidados para se tornar novos membros. De acordo com as informações divulgadas pela Variety, a lista é dividida entre atores e atrizes, cineastas, produtores, diretores, músicos e outros profissionais da indústria.
Com 397 pessoas de 54 países, a lista tem sete brasileiros, como o ator Selton Mello, os diretores Bruno Barreto e Jeferson De, Emilio Domingos, a produtora Sara Silveira, a executiva Ilda Santiago e o engenheiro de som Waldir Xavier. Outros nomes conhecidos também compõem a lista, como Anya Taylor-Joy, Billie Eilish, Sheryl Lee Ralph, Caitríona Balfe e Jamie Dornan.
Na lista, figura também os recém-premiados Troy Kotsur, primeiro ator surdo a vencer o Oscar pela atuação no filme No Ritmo do Coração, Jesse Plemons (Ataque dos Cães) e Ariana DeBose, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em Amor, Sublime Amor.
O número total de membros da Academia pode chegar a 10.665, com 9.665 elegíveis para votar no 95º Oscar. A classe de votantes 2022 é composta por 44% de mulheres, 37% pertencem a minorias étnicas/raciais e 50% são de 53 países e territórios fora dos Estados Unidos. Há 71 indicados ao Oscar, incluindo 15 vencedores, entre os convidados.
Este anúncio vai de encontro com iniciativas da Academia para tornar a premiação mais inclusiva e, consequentemente, menos branca.
Mesmo com toda a situação envolvendo Will Smith, que teve punições pesadas em Hollywood, o comediante Chris Rock não sofrerá consequências com a Academia pela piada feita no Oscar 2022. E mais: a emissora ABC está disposta a tê-lo como anfitrião da próxima edição. Isso porque, a ABC fará a transmissão do evento e Craig Erwich, presidente de entretenimento da empresa, promete que a rede tornará a transmissão ainda melhor do que foi em 2022.
Apesar das polêmicas ou talvez por causa delas, a audiência da premiação foi ótima. O aumento na audiência geral foi de quase 60%, totalizando 16,6 milhões de espectadores. As lições que os executivos tiraram de tudo é que o público quer que o Oscar seja mais dinâmico e divertido. Craig Erwich afirmou:
“Minha impressão é que o Oscar foi um sucesso esse ano. Obviamente tivemos muitas controvérsias que ofuscaram aspectos positivos da edição, mas fiquei muito feliz com o programa. Mesmo antes daquele infeliz momento, o evento já estava melhor que nos anos anteriores. Nós voltamos com tudo.”
A lista de indicados para o Oscar 2023 deve sair somente no dia 24 de janeiro do próximo ano, mas já se fala sobre os possíveis indicados. De acordo com o site Variety, especializado no assunto, veja a lista com os dez primeiros colocados para Melhor Filme:
1. The Fabelmans, da Universal Pictures
2. Bardo, da Netflix
3. The Son, da Sony Pictures Classics
4. Women Talking, da MGM
5. Everything Everywhere All at Once, da A24
6. Till, da MGM
7. Empire of Light, da Searchlight Pictures
8. TÁR, da Focus Features
9. Babylon, da Paramount Pictures
10. Triangle of Sadness, da Neon