As tendências das semanas de moda se espalham rapidamente pelos armários dos fashionistas e, assim como os looks de festa e street do prêt-à-porter, os estilistas deixaram sua marca quando o assunto são vestidos de noiva. Da interpretação ultramoderna da Balmain, passando pelo bordado da Zimmermann, até o clássico reimaginado da Dior, confira cinco trends que identificamos nos desfiles primavera-verão em Paris para inspirar seu look de noiva.
Explorando a liberdade de uma mulher – de movimento e de expressão –, Virginie Viard imaginou uma colagem de glamour, cercada de modernidade e leveza na coleção da Chanel. Assim como a marca francesa, o libanês Elie Saab criou um terno feminino que emana luxo, com argolas douradas bordadas por todo o comprimento da peça. Um look leve e luminoso que transita do brilho do dia para a noite.
+ Elas no comando: 10 diretoras criativas da moda para conhecer
Para quem adora um look tradicional, as marcas trataram de trazer versões atualizadas dos amados clássicos – como o vestido da Zimmermann, inspirado na arte da ourivesaria, que desabrocha com floral bordado de pedrarias, cobrindo o torso e deslizando pelas barras. A Dior traduziu as tendências barrocas para o século 21 com looks estruturados, cobertos por rendas de Burano, ornados com espartilhos e aplicações de flores – estas inspiradas no Jardim das Tulherias, que foi encomendado por Catarina de Médici, italiana que chegou à corte francesa em 1533.
+ Noiva sem salto, pode? Oito sapatos rasteiros para usar no altar
A Balmain apostou em uma coleção com silhuetas elaboradíssimas e ar futurista na apresentação para 800 pessoas em Paris. Destaque para o vestido branco com ombro assimétrico e chamativo que brilhou na passarela. Andreas Kronthaler para Vivienne Westwood também pensou fora da caixa e criou o modelo com tule, um clássico do bridalwear, repensado com detalhes pretos e decote geométrico. Quem disse que noiva só usa branco?
+ Gótica no altar: vestidos de noiva pretos são tendência em 2022
Essa é para quem sonha em trazer uma sensualidade cheia de elegância para o casamento. Elie Saab e Victora Beckham mostraram vestidos que evidenciam o corpo, cada estilista à sua maneira. Saab com bordados florais e Victoria com pendentes de franjas que dão movimento às silhuetas.
A cintura dos anos 1920, aquela lá embaixo, continua forte na temporada, vide as peças da Chanel e Giambattista Valli, que recriaram a tendência nos looks, seja com uma fita acetinada marcando a silhueta ou com franjas de lantejoulas marcadas por cordões dourados pelo corpo.