A jornalista Susana Naspolini morreu na noite desta terça-feira (25), aos 49 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Repórter da TV Globo Rio, ela estava internada há oito dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento do câncer na bacia, em estado de metástase.
A notícia da morte foi confirmada por Julia Naspolini, filha de Susana, nas redes sociais. “Oi, amigos, Julia aqui. É com o coração doendo que venho contar para vocês que a mamãe não está mais com a gente. Ela lutou muito, nossa guerreira! Agradeço muito pelas orações, muito mesmo, muito obrigada, mas infelizmente não deu”, escreveu a adolescente, de 16 anos. Julia é fruto do casamento de Susana com o apresentador esportivo Maurício Torres, morto em maio de 2014.
- Câncer de mama: você está preparada para essa conversa?
- A importância da incorporação de novos tratamentos contra o câncer de ovário no Rol da ANS
Essa era a quinta vez que Susana lutava contra um câncer. Aos 18 anos, ela foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin. Aos 37, lutou com um tumor maligno na mama e, logo em seguida, com um câncer na tireóide. Em 2016, Susana foi diagnosticada novamente com câncer de mama. Desde março deste ano, ela lutava contra um câncer no osso da bacia.
View this post on Instagram
Na última sexta-feira (21), Julia havia usado as redes sociais para pedir orações pela mãe.
“Acabei de conversar com o médico dela. Ele disse que o estado dela é muito, muito grave, gravíssimo. Ela estava com metástase no osso da bacia, tinha se espalhado pela medula óssea desde julho, então ela vem com uma quimioterapia mais forte, que foi o que a fez perder o cabelo. O câncer se espalhou por vários outros órgãos, o fígado está muito comprometido, eles dizem que não sabem mais o que fazer, se tem algo a mais para fazer. O estado dela é muito grave e eu não sei o que fazer. A única coisa que eu consigo pensar em fazer é pedir orações para você”, falou a jovem.
Natural de Criciúma, em santa Catarina, Susana trabalhava na TV Globo há 20 anos e conquistou popularidade no Rio de Janeiro graças à forma divertida que tocava as suas pautas relacionadas a problemas comunitários com moradores e autoridades.
Já na última semana, após o vídeo onde Júlia pedia orações para a mãe, alguns famosos entraram em corrente e publicaram fotos ao lado da jornalista torcendo pela sua recuperação. Nesta terça-feira, após a confirmação da morte de Susana, grandes nomes da TV Globo usaram as redes sociais para enviar mensagens de apoio para a filha da repórter.
A apresentadora Fátima Bernardes respondeu a publicação onde Julia informa a morte da mãe. “Julia, querida, sinta-se abraçada. Sua mãe foi uma grande mulher. Estamos todos mais tristes hoje”, lamentou. A apresentadora Maria Beltrão também escreveu para a jovem: “Julinha, receba meu amor, minhas orações, os mais lindos sentimentos que tenho no coração”.
A jornalista Mariana Gross usou o seu Instagram para homenagear a ex-colega. Em uma publicação, a apresentadora do RJ1, no Rio de Janeiro, teceu elogios à Susana e disse que será eternamente uma admiradora da jornalista.
View this post on Instagram
“Susana e eu começamos juntas a falar do Rio. Ela, uma catarinense, com paixão por nossa Cidade. Eu, uma carioca, com paixão pela autenticidade dela. Comecei o RJMovel, como repórter. Mas, ela foi quem, de fato, deu vida e alma ao projeto inovador. Ouso dizer que Criou uma nova linguagem na TV. Foi pioneira. É copiada. Sucesso absoluto. Entrega completa. Um talento inesquecível. E era uma mulher ímpar. Símbolo de luta, de alegria, de dedicação, de obstinação, de amizade e carinho. Sinto demais. Choro aqui. Um choro doído. E seguirei te olhando assim, Su, com eterna admiração”, escreveu.
Tadeu Schmidt também usou as redes sociais para se despedir da colega de profissão. O apresentador do Big Brother Brasil destacou o brilhantismo no trabalho de Susana na condução das matérias comunitárias. “Muito triste dar adeus a Susana Naspolini. Ela deixou sua marca no telejornalismo comunitário, visitando lugares humildes, mostrando os problemas e cobrando das autoridades. Quem é do Rio viu seu excelente trabalho no RJTV. Tinha estilo único! Prendia o telespectador. Deixava entrevistados e personagens encantados. Tanto na TV como nos encontros pessoais, sempre mostrava uma alegria enorme, que contrastava com tantos golpes duros aplicados por essa doença terrível. Descanse em paz, Susana. Força, Júlia!”, escreveu.
Dentre os comentários recebidos na publicação de Tadeu, o diretor da emissora, Boninho, também teceu elogios a Susana. “Ela foi muito guerreira e fez história no RJTV. Estamos todos tristes”.
View this post on Instagram