Exposições, palestras, performances artísticas e debates fazem parte da programação de agosto do recém-inaugurado Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo. Hoje (09.08), dia em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o museu organiza um evento especial em que serão compartilhados com o público as práticas e os ensinamentos tradicionais dos Guarani Mbya que marcam a passagem do tempo velho (Ara Ymã) para o tempo novo (Ara Pyau). De acordo com a cosmovisão indígena, o tempo está relacionado ao ciclo da natureza (estações do ano) e, ao mesmo tempo, com a caminhada realizada pelos povos Guarani, suas mudanças físicas e espirituais.
Ao longo do mês, visitantes do museu poderão também conferir exposições temporárias de artistas indígenas, como a mostra coletiva “Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena” que se propõe a desconstruir narrativas equivocadas sobre as culturas dos povos originários; a mostra “Ygapó: Terra Firme”, com a qual o artista e curador Denilson Baniwa convida o público a uma imersão na floresta Amazônica por meio de experiências sensoriais, contando com produções recentes de músicos indígenas; e “Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar”, do artista Xadalu Tupã Jekupé, em que ele traz em suas obras a demarcação dos deslocamentos territoriais com múltiplas linguagens, evocando também a ameaça sobre o território identitário indígena.
Ainda na programação, palestras e debates com convidados como Luiz Karaí e Ubiratã Gomes, promovem o diálogo intercultural e reflexões sobre equívocos relacionados às culturas indígenas brasileiras e as dificuldades relativas à apropriação da língua portuguesa em diferentes contextos, bem como informam quem são e como vivem algumas dessas comunidades no país. Por fim, Edivan Fulni-ô, cantor, compositor, ator, fotógrafo, performer e ativista indígena da etnia Fulni-ô de Pernambuco, apresenta performance artística que vem desenvolvendo no campo da moda e das artes do corpo.
Serviço
Museu das Culturas Indígenas
R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212
Site: http://www.museudasculturasindigenas.org.br