Quem nunca mandou indireta para um relacionamento que não acabou também? Nossas estrelas pop foram além e usaram a própria arte para darem seus recados; confira nossa lista Que atire a primeira pedra quem nunca usou as
redes sociais para mandar uma indireta para o ex! Dos tempos de status no MSN aos stories do Instagram, recorrer a trechos de música sempre foi uma das formas mais comuns de deixar o recado para quem sabe que vacilou. Mas se nós, meras mortais, precisamos vasculhar a biblioteca musical em busca da mensagem perfeita, elas, as artistas, contam com a própria arte e criatividade para darem o aviso certeiro aqueles que, em níveis maiores ou menores, partiram seus corações.
Nos últimos dias, duas delas dominaram as paradas de sucesso e os comentários na
internet com hits repletos de indiretas para seus respectivos ex-maridos: Shakira para Piqué em “Shakira: BZRP Music Session #53”, e Miley Cyrus para Liam Newsworth em “Flowers”. A primeira liderou o topo global do Spotify por três dias consecutivos, perdendo a posição para a segunda, que registrou 10.9 milhões de streams.
Elas são ‘o momento’, mesmo – mas não foram as únicas a se apropriarem do próprio trabalho para darem seus recados. Artistas como SZA, Britney Spears, Taylor Swift, Selena Gomez e mais também já lançaram hits que renderam comentários pelo conteúdo, muitas vezes quase direto, sobre antigos relacionamentos. Confira a lista:
1 – “Shakira: Bzrp Music Sessions 53” – Shakira
“Você achou que me machucou e eu fiquei mais forte
As mulheres não choram mais, as mulheres faturam”.
O relacionamento de Shakira com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué terminou em junho do ano passado – mas nunca foi tão comentado quanto está sendo agora, depois do lançamento de ” “Shakira: Bzrp Music Sessions 53”. Sem intenção de abrir espaço para dúvida ou dupla interpretação, a cantora colombiana colocou versos diretos para o ex-marido e ainda fez um trocadilho com o nome da nova namorada – Clara Chía, apontada como o pivô da separação por ter sido amante de Piqué quando os dois ainda estavam juntos.
O ex-zagueiro não deixou barato e reagiu às críticas com deboche: em resposta ao verso “‘Você trocou uma Ferrari por um Twingo. Você trocou um Rolex por um Casio”, ele apareceu dirigindo o mesmo
modelo de carro menosprezado pela cantora e, em uma live, exibiu um Casio e divulgou uma parceria com a marca.
No entanto, mesmo diante das respostas, Shakira segue no auge. Além de dominar o topo do Spotify global por três dias consecutivos e ter o clipe com 100 milhões de visualizações em 48 horas, em 24 horas, a popstar faturou cerca de US$ 1.400 e US$ 22.900 (e contando…).
2 – “Flowers” – Miley Cyrus
“Eu posso me levar para dançar
E eu posso segurar minha própria mão
Sim, eu posso me amar melhor do que você pode”.
Com sample e letra de resposta à “When I Was Your Man”, do Bruno Mars, o primeiro single do novo álbum de Miley Cyrus – Endless Summer Vacation, com lançamento marcado para o dia 10 de março – foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. Desde seu lançamento na última quinta (12.01), “Flowers” levou a fanbase de Cyrus à loucura com sua letra de amor próprio, clipe impecável e, claro, as várias indiretas a Liam Hemsworth – com quem a estrela foi casada de dezembro de 2018 a agosto de 2019.
Além de sutis referências à história dos dois – como a casa de Malibu que pegou fogo – e os paralelos com o primeiro single lançado após o término, “Slide Away”, o que mais chama atenção em “Flowers” é a ligação com a música de Bruno Mars. Além de ser a preferida de Liam, o ator também costumava dedicar a canção à Miley na época em que estavam juntos. Ah, e para deixar tudo mais interessante, não por acaso, o lançamento do single aconteceu poucas horas antes do dia 13 de janeiro – aniversário de Hemsworth.
Nesta segunda (16.01), o hit de Miley ultrapassou o de Shakira e assumiu o topo global do Spotify. Será que vem mais alfinetadas ao longo do álbum?
3 – “Kill Bill” – SZA
“Eu talvez, eu talvez mate meu ex,
Não é a melhor ideia
A nova namorada dele será a próxima
Como vim parar aqui?
Eu talvez mate meu ex, mas ainda o amo
Prefiro estar na cadеia do que sozinha”.
Quem também começou 2023 dando seu recado foi a cantora SZA com o clipe de “Kill Bill” – single do seu segundo álbum de estúdio, “SOS”, lançado no final do ano passado. Além de referências ao clássico homônimo de Quentin Tarantino – filme de 2004 estrelado por Uma Thurman -, também reacendeu as indiretas que a letra reservou para o antigo namorado.
Em “Kill Bill”, ao mesmo tempo que confessa ainda ter sentimentos pelo ex – a ponto de contratar uma terapeuta para se lembrar de que existem outros homens -, a cantora também reflete sobre a vontade de matá-lo junto com sua atual namorada.
4 – “29” – Demi Lovato
“Finalmente vinte e nove
Engraçado, a mesma idade que você tinha na época
Eu achava que era um sonho adolescente, apenas uma fantasia
Mas era sua ou era minha?
Dezessete, vinte e nove.”
O último álbum de Demi Lovato – “Holy Fvck”, lançado em agosto do ano passado – também trouxe indiretas que geraram burburinhos nas redes sociais em uma de suas faixas. “29”, a sexta do disco, leva um recado direto de Demi ao ex Wilmer Valderrama. Aos 42 anos, o ator é 12 anos mais velho que a popstar – e iniciou o relacionamento aos 29, quando Lovato ainda tinha 17.
Na letra – nomeada com a idade que tinha na época do lançamento e a mesma de Wilmer no início do relacionamento -, Demi Lovato fala sobre os problemas que, hoje, com maturidade, consegue enxergar em uma relação amorosa com uma diferença de idade tão grande. Em uma das críticas, aponta que não tinha nem idade para beber vinho e questiona o conceito de consentimento.
5 – “Good 4 U” – Olivia Rodrigo
“Então, bom para você, você parece feliz e saudável
Eu não, não que você se importasse em perguntar
Bom para você, você está muito bem sem mim
Querido, igualzinho a um sociopata”.
Quem não lembra da treta do pop que dominou 2021? Depois do término com Joshua Bassett, com quem contracenou em High School Musical: The Musical, Olivia Rodrigo se lançou na carreira de cantora com o álbum “Sour” – que, em várias músicas, solta indiretas sobre a história, o relacionamento complicado dos dois e o triângulo amoroso com Sabrina Carpenter, com quem o ator chegou a namorar logo depois.
Tudo começou com “drivers license”, o primeiro hit da cantora; mas, para a lista, destacamos “good 4 u” – que viralizou com sua pegada pop punk à la Paramore em Misery Business; o clipe com referências à “Garota Infernal”, filme de 2009 protagonizado por Megan Fox; e a letra cheia de mensagens claramente direcionadas a Joshua.
Em seu EP, lançado logo depois, o astro não deixou barato e também preparou músicas com respostas à Olivia. Antes mesmo do lançamento, ele deu a entender nas redes sociais que daria sua própria versão do término nas músicas “crisis” “secret” e “set me free”.
6 – “Lose You to Love Me” – Selena Gomez
“Nós sempre entramos nisso cegamente
Eu precisava te perder para me encontrar
Esta dança estava me matando suavemente
Eu precisava odiar você para me amar, sim”.
Justin Bieber e Selena Gomez, um dos maiores casais do mundo do pop, tiveram um relacionamento de seis anos cheio de altos e baixos, que teve seu término oficial em 2018. Hoje, Justin Bieber está casado com Hailey Bieber, e Selena Gomez revelou em seu documentário, “Minha Mente e Eu”, que o fim do namoro foi a melhor coisa que aconteceu.
Mas, antes mesmo de falar abertamente sobre o assunto, uma mensagem que já indicava essa percepção apareceu em uma de suas músicas de 2019, pouco tempo depois do namoro acabar. “Lose You To Love Me”, como o nome indica, reflete sobre ter que perder o outro para aprender a se amar. Nos versos, ao descrever a relação, a estrela fala sobre alguém que colocou o outro em primeiro lugar e, ainda assim, não teve reciprocidade.
7 – “All Too Well” – Taylor Swift
“E você me liga de novo só pra me quebrar como uma promessa
Tão casualmente cruel em nome de ser honesto
Eu sou um pedaço de papel amassado e jogado aqui
Porque eu me lembro disso tudo, tudo, tudo
Muito bem.”
Desde o início da carreira, Taylor Swift já é conhecida por usar suas experiências pessoais para compor seus hits de sucesso – tanto que, antes de estar em uma relação estável com Joe Alwyn desde 2017, os fãs sempre esperavam indícios de suas últimas relações em qualquer novo lançamento. Mas, apesar da lista de músicas cheias de recados ser grande, o destaque merecido vai para o hino “All Too Well” – que, em 2021, ganhou versão extendida de 10 minutos e um curta-metragem estrelado por Sadie Sink e Dylan O’Brien.
A letra descreve o relacionamento de três meses que Swift teve com o ator Jake Gyllenhaal em 2010. Com uma diferença de 9 anos de idade – na época, Taylor tinha 20 e Jake, 29 -, a cantora fala sobre as desilusões que sucederam à perfeição do início, a tristeza em seu aniversário de 21 pela ausência do astro e mais.
Depois de ser atacado pelos fãs e precisar até bloquear os comentários de suas redes sociais, Gyllenhaal se manifestou pela primeira vez sobre o assunto e negou que a letra da música fizesse qualquer referência ao relacionamento deles. Bom, não é o que os easter-eggs indicam…
8 – “Everytime” – Britney Spears
“Eu posso ter feito chover
Por favor, me perdoe
Minha fraqueza te causou dor
E essa música é meu pedido de desculpas”.
Depois de se conhecerem na infância, no programa “O Clube do Mickey”, e namorarem por três anos, a relação de Britney Spears e Justin Timberlake não terminou nada bem. Tudo ficou evidente com o primeiro hit do cantor após sua saída da boyband ‘N Sync, “Cry me a River”.
Na letra e no clipe – onde contratou uma sósia de Britney Spears para não deixar dúvidas de sobre quem a música falava -, Timberlake retrata uma relação em que saiu machucado e onde, supostamente, foi traído. Pouco mais de 1 ano depois, a princesinha do pop entregou uma sensível resposta com “Everytime” – terceiro single do seu quarto álbum de estúdio, “In the Zone”.
Embora tenha negado os rumores de traição e tenha afirmado que o real motivo para o término tenha sido o fato dos dois estarem em momentos diferentes – ela queria casar, enquanto ele não se sentia pronto -, Spears pede perdão por toda dor que possa ter causado.