A médica, a ex-BBB Thelma Assis, usou as redes sociais nesta quarta-feira (5) para celebrar a vitória na justiça contra um caso de racismo sofrido por ela em abril de 2020, enquanto ainda estava confinada na casa do “Big Brother Brasil 20” (TV Globo). Na ocasião, o compositor Rodrigo Pinho, insatisfeito com o posicionamento da médica no game, a chamou de “mucama” em uma publicação no Facebook.
Nesta quarta-feira, quase três anos depois do episódio, Thelma compartilhou com os seguidores a sua vitória na justiça. “Aos meus seguidores, lembram quando fui chamada de mucama? Após quase três anos, segue a primeira retratação e também negociamos a doação de cestas básicas para uma instituição que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras.”, publicou a campeã do reality, que em seguida, compartilhou o perfil da ONG Criola e a publicação de pedido de desculpas de Rodrigo Pinho.
Thelma, no entanto, concluiu a publicação dizendo que ainda aguarda a resolução de dois outros processos de racismo, ocorridos na mesma época.
No Facebook, Rodrigo Pinho publicou um texto pedindo desculpas a médica no início da noite desta quarta-feira. Ele justificou que a ofensa se deu por ele não concordar com o voto de Thelma no participante Babu Santana, em 13/04/2020. O compositor reconheceu que se excedeu ao chamar a participante de “mucama”, quando, segundo ele, tinha a única intenção de questionar o comportamento da médica dentro do reality.
Confira a publicação:
“Por um ato impensado, feito no calor da emoção como torcedor da Thelma, em 13/04/2020 fiz uma publicação em meu Facebook questionando a sua postura e posicionamento, com outras participantes. Naquele momento, não concordando com o seu voto no participante Babu, coloquei na publicação um texto incluindo a palavra mucama e copiando da internet o significado da palavra, o que provocou intensa repercussão, mesmo tendo poucos seguidores e um perfil fechado.
Fiquei ciente do cunho discriminatório de minha manifestação e tão logo fui procurado para me retratar desse lamentável engano, me coloquei à disposição. Então, por meio desse post quero fazer um pedido sincero de desculpas, por meu comentário, retirando qualquer palavra ofensiva.
Mesmo torcendo por ela e às vezes não concordando com suas atitudes, nós devemos SIM pensar antes de falar ou escrever qualquer comentário, porque em minha postagem eu queria debater a postura e na verdade acabei a colocando em uma posição inferior, e não era essa a minha intenção. Quem me conhece, convive comigo, sabe o quanto busco ser um homem íntegro e prezo pelo respeito ao próximo.
Mais uma vez meus mais sinceros e honestos pedidos de desculpas.”